Páginas

Os 10 melhores Filmes de Boxe

Os 10 melhores Filmes de Boxe


O boxe é de longe o esporte que mais gerou filmes de qualidade para o mundo , mesmo que na vida real esteja perdendo espaço, nas telonas o esporte continua sendo invencível, vamos relembrar com um top 10 os melhores filmes de boxe, aqueles clássicos da "Nobre Arte" no cinema...



O Imbatível / Walter Hill - 2002

Os 10 melhores Filmes de Boxe
O último grande filme da carreira de Wesley Snipes, antes de cair numa série de fracassos. O Imbatível mostra a história de um campeão mundial de boxe Chambers (Ving Rhames ) que é condenado e preso por estupro , na prisão acaba se deparando Hutchen (Wesley Snipes) um misterioso lutador da prisão que jamais foi vencido, um dos prisioneiros vê a grande possibilidade de uma luta e organiza o evento que vai chamar todas as atenções .
Com a direção do experiente diretor de ação Walter Hill (48 horas) o filme transcorre facilmente na história simples e direta algo que ajudou Wesley Snipes a fazer um trabalho de qualidade, o ambiente de uma luta não oficial e a boa fotografia deixam o filme ainda mais divertido pra quem gosta de boxe , fugindo um pouco do clichê de "superação" iniciado pelos filmes do Rocky e copiado aos montes.O Imbatível tem estilo próprio.



Gigantes de Aço / Shawn Levy - 2011

Os 10 melhores Filmes de Boxe
Uma homenagem ao boxe tradicional sempre com alfinetadas ao M.M.A , Gigantes de Aço traz Hugh Jackman como um ex - boxeador que tenta sobreviver como treinador num mundo onde as lutas humanas foram substituídas pelo boxe entre robôs. No meio disso tudo recebe a notícia de que sua ex - esposa faleceu e agora terá de criar o filho de 11 anos com o qual mal teve contato até momento, depois de muitos desentendimentos os dois descobrem que podem se ajudar e com um robô obsoleto começam a caminhada rumo ao título mundial.
O filme é uma mistura do choroso O Campeão com um pouco de Rocky e Falcão , mas as citações são tão bem feitas que não fica aquela impressão de uma "cópia sacana", é um filme bem familiar (para não dizer infantil em alguns momentos) com um tom de crítica as novas modalidades de luta e uma pegada emocional forte (torcer pelo mais fraco é inevitável rs).



Rocky IV / Sylvester Stallone - 1985

Os 10 melhores Filmes de Boxe
O primeiro Rocky da lista é um clássico da soberania americana, tudo começa com o campeão de boxe da União Soviética desafiando lutadores americanos para uma exibição, Apollo Creed (Carl Weathers) resolve sair da aposentadoria para lutar com Ivan Drago (Dolph Lundgren) , mas durante a luta Drago se mostra muito superior fisicamente e o "massacre" causa a morte do ex-campeão ,então Rocky Balboa decide lutar com o gigante para honrar seu grande amigo e os E.U.A.
Rocky 4 não tem enrolação basicamente é uma luta, um treino e uma luta, claro que entre isso está a tensão que Estados Unidos e União Soviética viviam na época que dá todo um ar de patriotismo ao filme. O longa que revelou Dolph Lundgren foi a terceira maior bilheteria de 1985 (atrás de De Volta par o Futuro e Rambo II ) e marcou uma geração que ainda se refere a Lundgren como "O Gigante Russo".



A Luta Pela Esperança / Ron Howard - 2005

Os 10 melhores Filmes de Boxe
Baseado em fatos reais é uma bela história de como o esporte dá voltas, Jimmy Braddock (Russell Crowe) era um boxeador promissor que após uma série de derrotas se retira do esporte para trabalhar como estivador durante a crise americana, quando um cancelamento de última hora dá a Jim a chance de lutar novamente ele surpreende a todos com uma sequência de triunfos que transforma o raquítico pugilista no "Cinderella Man" (título original do filme) um símbolo de esperança para os pobres . O sucesso trouxe seu maior desafio a luta contra o campeão mundial Max Baer (Claig Bierko) que já matou dois oponentes no ringue.
É uma daquelas histórias que tinham de virar filme , onde o talento faz nascer um daqueles "heróis" que levam multidões. Russell Crowe muito competente como sempre e um destaque para Paul Giamatti (indicado ao Oscar). É um filme de qualidade muita superior ao famoso O Vencedor de 2010 com Mark Wahlberg (que já adianto não está na lista).



Réquiem para Um Lutador / Ralph Nelson - 1962

Os 10 melhores Filmes de Boxe
Pra começar réquiem significa repouso e é uma palavra pouco utilizada hoje. No clássico de 1962 o campeão dos pesos pesados Mountain Rivera (Anthony Quinn) se retira dos ringues após uma avalização médica onde constata que está prestes a sofrer danos irreversíveis, mas seu agente completamente atolado em dívidas o convence a entrar no mundo das lutas greco - romanas (luta livre) para uma carreira lucrativa, porém humilhante.
A excelente atuação de Anthony Quiin faz desse filme um ponto diferente na história dos filmes de boxe, a forma como o orgulho de um lutador e a corrupção no boxe são tratadas transformam pouco mais de uma hora de longa em uma viagem pesada pelo mundo do pugilismo. Boas cenas de luta e a participação especial do lendário Muhammad Ali elevam o nível .



Ali / Michael Mann - 2001

Os 10 melhores Filmes de Boxe
Mais uma daquelas cinebiografias onde parece que o protagonista recebeu um espirito. O filme Ali baseado na vida do lutador mostra como Cassius Clay (que mudaria seu nome para Muhammad Ali ) chegou ao auge como boxeador e passou por diversas controvérsias ao longo da carreira como : mudança de religião, recusa do exército, ativismo pelos direitos civis, casos extraconjugais e as polêmicas entrevistas de auto promoção.
Além de ser uma das maiores lendas da história do esporte mundial Muhammad Ali foi uma figura que sempre despertou muita curiosidade por seu jeito ousado e carismático , um dos grandes precursores do marketing esportivo ele conseguiu criar um mecanismo de promoção para as lutas e para si próprio que nenhum outro atleta conseguiu reproduzir até hoje, no filme Will Smith está fantástico em atuação que lhe rendeu indicação ao Oscar em filme quase documental.



Rocky II / Sylvester Stallone - 1979

Os 10 melhores Filmes de Boxe
A revanche mais esperada da história do cinema tinha de acontecer. Em Rocky II após uma luta histórica contra o campeão mundial Apollo Creed , Rocky pretende se aposentar do mundo do boxe, mas o desempenho contra o campeão faz com que pessoas do mundo inteiro peçam a revanche ao ponto de deixarem Apollo revoltado, depois de muitas provocações Rocky aceita o desafio e parte para sua luta mais difícil.
Rocky II tinha uma missão complicada e não fez feio , o filme continua explorando o lado humano de Rocky e suas dificuldades para se encaixar na sociedade (principalmente agora como celebridade) o lado superação está presente de novo reforçado por uma parceria que se manteve excelente entre Sylvester Stallone e Burgess Meredith (treinador Mickey) o ponto forte é a luta final bem fotografada e com uma coreografia mais dramática que o primeiro para levar a um encerramento empolgante e inesperado.



Touro Indomável / Martin Scorsese - 1980

Os 10 melhores Filmes de Boxe
Entramos no pódio e os 3 que sobraram são filmes de altíssimo nível, foi muito difícil decidir a posição de cada um, mas vamos lá. Preto e branco com mais de 2 horas de duração e uma obra prima.Touro Indomável conta a trajetória do boxeador meio - pesado Jake LaMotta que ao mesmo tempo que crescia como atleta em lutas épicas (principalmente contra seu rival Ray Robinson) via sua vida desmoronar devido a seu temperamento forte e incontrolável.
LaMotta além de ser uma máquina nos ringues sempre e se mostrou um homem violento e possessivo fato que o colocou em diversas encrencas e afastou sua família. O sempre injustiçado Martin Scorsese perdeu o Oscar, mas o filme entrou para história como um dos grandes clássicos do cinema, com uma fotografia densa combinada a atuação impecável de Robert DeNiro (o vencedor do Oscar engordou 30 kilos para o filme) e de Joe Pesci (indicado a Melhor Coadjuvante), dupla que protagonizou a grande cena do filme que faz o espectador ficar estático quando o ciumento LaMotta pensa ter descoberto um caso entre o irmão (Pesci) e sua esposa e lhe aplica uma surra que dói até a alma. O trunfo é justamente mostrar como em pleno auge Jake começou a pavimentar o caminho de sua destruição...um filme indispensável...



Menina de Ouro / Clint Eastwood - 2004

Os 10 melhores Filmes de Boxe
Vencedor de 4 Oscar incluindo Melhor Filme, o longa Menina de Ouro vem pra estabelecer de vez um estilo Eastwood de se contar histórias. Dunn (Eastwood) é um treinador de boxe bastante fechado que mantém pouco contato com a filha, quando tenta retomar essa relação surge em sua vida Maggie (Hilary Swank) uma mulher muito determinada a ser uma boxeadora profissional em meio a treinamentos ambos descobrem uma relação paternal que a muito tinham perdido.
A abordagem do boxe para mulheres raríssima no cinema é um destaque nesse filme onde Clint Eastwood (Oscar de Melhor Diretor) deixa bem claras as diferenças entre o mundo masculino e feminino e trabalha a relação treinador e atleta de uma forma envolvente, ter dois atores como Hilary Swank e Morgan Freeman (ambos vencedores do Oscar por seus papéis) ajuda muito , mas o mérito maior está na direção e roteiro os diálogos são "irritantemente" bem criados e o filme é redondo sem lacunas.



Rocky - Um Lutador / John G Avildsen - 1976

Os 10 melhores Filmes de Boxe
Rocky simplesmente revolucionou os filmes baseados em esporte e é uma grande referência. Um boxeador de uma pequena acadêmia já sem grandes perspectivas de carreira ganha a grande chance de sua vida quando Apollo Creed (Carl Weathers) o campeão mundial dos pesos - pesados o escolhe para seu desafiante, o que Apollo vê como mais uma exibição Rocky vê como a grande oportunidade de mostrar seu máximo e com ajuda do treinador Mickey (Burgess Meredith) treina no limite para isso.
Rocky - Um Lutador é o tipo de filme que não se espera muito no início, mas rapidamente o carisma do personagem que revelou Sylvester Stallone conquista com seu jeitão humilde , desajeitado que quando combinado com a namorada Adrian se torna algo quase infantil. O filme de baixo orçamento conseguiu achar um elenco espetacular (4 atores indicados ao Oscar) e com simplicidade passar uma história de superação empolgante. Vencedor do Oscar de Melhor Filme e Direção , o ponto forte do roteiro é a motivação de Rocky Balboa quen não pensava em ganhar a luta ele só queria aguentar os rounds e fazer seu máximo. Conheça mais curiosidades e veja como estão os atores de Rocky hoje em dia.

Ufa vários jabs e diretos depois terminamos o especial, o Has Tela Vista agradece a todos que chegaram até aqui e não deixe de opinar...curtiu a lista? concorda com as posições? tem sugestões de especiais? manda ver nos comentários ai...rs

Um comentário:

  1. Adorei a lista! Já tinha visto a série Rocky. Menina de Ouro é com certeza um dos meus filmes favoritos, baita filme. Vi também Gigantes de Aço, que eu não tinha ligado muito ao boxe. Agora vou ver os outros. Valeu!

    ResponderExcluir